Esse site utiliza cookies para personalizar anúncios e melhorar sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.
O presidente da Câmara de Vereadores de Paulínia (SP), Marcos Roberto Bolonhezi (PP), o “Marquinho Fiorella”, assumiu a Prefeitura na manhã desta segunda-feira (14) no lugar de Edson Moura Júnior (PMDB), que teve o mandato cassado junto com o vice-prefeito, Francisco Bonavita Barros (PTB). A assessoria de imprensa da administração informou ainda que o prefeito interino aguarda recursos de Moura Júnior para reverter à situação.
O Caso
A Justiça Eleitoral cassou o mandato do prefeito de Paulínia, Edson Moura Júnior (PMDB), e do vice dele, Francisco Bonavita Barros (PTB), por fraude na substituição de candidatos às vésperas das eleições municipais de 2012. A juíza Márcia Yoshie Ishikawa relata na sentença em primeira instância que, apesar da troca de Edson Moura (PMDB), com candidatura barrada pela Lei da Ficha Limpa, pelo filho dele, Edson Moura Júnior, ter sido feita dentro do prazo previsto por lei, foi claro o intuito de confundir o eleitor, “que além de não ter a ciência da referida substituição, sequer teve tempo de conhecer o candidato substituto, suas propostas e planos de governo”, diz o despacho.
A cassação ocorreu após ação de impugnação de mandato eletivo, mas o processo corre em segredo de Justiça. De acordo com a magistrada, os eleitores não tiveram ciência de que a substituição ocorreria, pois, no mesmo dia, poucas horas antes, foi realizada caravana em favor do ainda candidato substituído. A juíza também fala em manipulação dos votos na sentença de segunda-feira (7) e publicada no Diário Oficial da Justiça desta quarta-feira (9). Na decisão, Márcia Yoshie Ishikawa determina ainda a perda de direitos políticos para as eleições que se realizarem nos oito anos subsequentes ao pleito “em que se verificou a fraude”.
Esse site utiliza cookies para personalizar anúncios e melhorar sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.