Após nove meses da última eleição, a cidade de Bom Jesus de Goiás, na região sul do estado, ainda não tem prefeito definido. Os dois candidatos ao cargo tiveram as candidaturas indeferidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Enquanto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não define quem assumirá a prefeitura, o município é administrado interinamente pela presidente da Câmara de Vereadores, Marilda Alves de Oliveira (PDT).
A indefinição política incomoda a população de Bom Jesus, que é de quase de 21 mil habitantes. Eles afirmam que a situação prejudica o município. “Não consigo entender porque até agora não se resolveu isso. Parece que nossa cidade está esquecida”, declarou a professora Valdirene Valeriano Broges.
Os moradores de Bom Jesus cobram uma resposta da Justiça Eleitoral. “Acho que tem que definir. Ou tem outra eleição, ou define o processo do candidato eleito”, afirma o comerciante Jovair Alves dos Santos.
O TSE informou que os casos dos dois candidatos devem ser julgados de forma definitiva ainda neste ano. Após o julgamento, o TRE decide se convoca ou não nova eleição no município.
Cassação
Em outubro de 2012, Fernando Luís (PMDB) e Adair Henriques (PSDB) disputaram as eleições. O primeiro deles foi o mais votado, mas não pode assumir o cargo. De acordo com o TRE, Fernando Luís era vice-presidente de uma rádio comunitária e não se afastou da função dentro do prazo previsto na legislação eleitoral.
Já o ex-prefeito Adair Henriques, que tentava mais um mandato, responde a um processo de improbidade administrativa e foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa.
Novas eleições
Três cidades goianas tiveram novas eleições no último domingo (8): Nazário, São Domingos eFlores de Goiás. A população destes municípios voltou às urnas após a cassação dos candidatos eleitos.
Em Nazário e São Domingos, os políticos tiveram a candidatura indeferida por compra de votos e abuso de poder. Já em Flores de Goiás, o candidato mais votado foi barrado pelo Tribunal Regional Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa. O município chegou a ter seis posses de prefeito neste ano.