Os tribunais federais, estaduais e o STJ (Superior Tribunal de Justiça) julgaram desde o início de 2012 até agora 45.818 processos de improbidade administrativa e ações penais de crimes contra a administração pública. O objetivo é julgar mais 76.793 outros casos até o fim do ano para cumprir a meta 18 do Judiciário prevista para o ano de 2013.
A meta 18 visa identificar e julgar até o fim do ano todas as ações de improbidade administrativa e ações penais relacionadas a crimes contra a administração pública que foram distribuídas até para os tribunais até o final de 2011. O acordo foi aprovado pelos presidentes dos 91 tribunais brasileiros em novembro de 2012.
No total, 37% da meta já foi cumprido pelo País. O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) reconhece que este valor está abaixo do esperado. O aguardado seria de 75% para o ó último levantamento, concluído nesta terça-feira (2).
Apenas quatro tribunais conseguiram superar o número ideal de cumprimento da meta até agora. São eles o TJ (Tribunal de Justiça) do Paraná, com 98,8% da meta cumprida; TJ de Sergipe, com 92%; TJ do Amapá, com 88,7%; e TJ de Rondônia, com 79,7% da meta 18 cumprida.
Por outro lado, os Tribunais que menos alcançaram a meta até agora são os de São Paulo, Bahia, Paraíba e Piauí, com menos de 20% dos casos julgados.